sábado, 10 de maio de 2008






FOLHA DE SÃO PAULO 25/04/08
www1.folha.uol.com.br



PF prende 10 e aponta desvio em empréstimos do BNDES
Dinheiro seria obtido por meio de influência política e lavado em prostíbulo Um dos presos é o advogado Ricardo Tosto, que integra Conselho de Administração do banco público como indicado pela Força Sindical



Por MARIO CESAR CARVALHO



REPORTAGEM LOCAL






RESUMO

A Polícia Federal prendeu 10 pessoas acusadas de integrarem uma quadrilha que desviava verbas de empréstimos do BNDES a prefeituras e empresas privadas. Os empréstimos eram obtidos por meio de influência política. O dinheiro desviado era lavado num prostíbulo e num restaurante que funcionam num flat no bairro da Bela Vista, na região central de São Paulo, para lavagem do mesmo, O dinheiro desviado aparecia como investimento dos sócios no flat. Os três sócios foram presos ontem pela PF. Os presos são acusados de desviar da finalidade prevista em contrato recursos de financiamento oficial. A suposta quadrilha criou um esquema engenhoso para desviar recursos. O percentual de 3% a 4% era pago a uma empresa que fazia o projeto que o BNDES exige para empréstimos como se fosse uma remuneração legal pelos serviços prestados, sendo que segundo o delegado do caso a empresa era fantasma.

ANALISE CRÍTICA




O autor foi imparcial e elucidativo na matéria, uma vez que ele foi bem claro em suas colocações, apurando alguns envolvidos, locais onde eram feitas as transações e valores envolvidos no caso. Procurou demonstrar com a polícia agiu, como fez para chegar aos envolvidos. Foi bem claro quanto ao tipo de fraude e como ela era feita com a ajuda de advogados e pessoas influentes, bem como declarações do delegado dando credibilidade aos fatos noticiados. No tocante a Administração, podemos ver mais uma vez, pessoas da administração pública, advogados e empresários envolvidas em fraudes que levam prejuízos aos cofres públicos. O administrador, estando envolvido com a administração pública ou privada, deve se abster de envolvimentos ilícitos que possam levar a prejuízos.

2 comentários:

Marcelo Mouzer disse...

Prezados blogeiros,

É com imenso pesar que gostaria de mentir e lhes dizer que o asunto desenvolvido por vocês é demodê e que por aqui, a corrupção é um ato isolado e provocado por alguma ausência de moral e ética, mas infelizmente desde que institucionalizaram o "jeitinho", " o molhar a mão do guarda", " a cervejinha", "o cafezinho", e isso se torna aceitável, a escolha em expor num blog e levantar a discussão sobre nosso terrível mal, faz-se relevante e oportuno, soando como um ato de heroísmo no meio do manguezal. Parabéns!!!!

Grupo i9 disse...

Comentario acima realizado por Marcelo Mouzer T10